Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2003

Chega de escrever por hoje!
É óbvio que eu seleciono o que escrevo no meu "blogui". Não vou escancarar toda a minha vida pessoal aqui. Mas, se prestarem atenção, perceberão que as entrelinhas dizem mais de mim mesmo do que eu próprio me permitiria dizer.

domingo, 30 de março de 2003

O meu uniforme de trabalho é composto por camisa social, calça social e sapatos sociais. A calça possui vincos e pregas. Como não estou habituado a este tipo de "fardamento", perguntei a um colega mais requintado:



- Cara, vou lavar a minha calça hoje. Como você faz para manter as pregas?

- Eu passo o ferro, oras!



Achei melhor mudar de assunto.

Ontem dei uma lavada no Possante (meu Pálio). Já estava mais do que na hora, mas a preguiça não me largava. Uma vez pensei em trocar o meu Pálio por um Peugeot 206 mas acabei desistindo. Teria uma grande vantagem com a troca: por ser um carro francês, o Peugeot necessitaria de muito menos banhos (...mas daí teria que gastar com perfumes. Acho que não é uma boa idéia).



Obs.: o meu Pálio já tinha o apelido de Possante muito antes de surgir no seriado Malhação (que por sinal é uma babaquice) um carro de apelido igual. Portanto o meu é o original, aquele é plágio.



P.S. da Obs.: Paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas, portanto, Pálio leva acento agudo.

Amanhã começa tudo novamente. Há quem reclame. Dou graças a Deus por levantar todas as manhãs e ter para onde ir.
Começou a chover. Eu adoro as chuvas de outono que, ao contrário das de verão, chegam timidamente, quase que pedindo licença.

sábado, 29 de março de 2003

Como todo bom gaúcho, eu adoro chimarrão. Parece um tanto quanto irracional você chupar litros e litros de água quente e amarga através de uma "bomba" de metal. Faz parte da nossa riquíssima cultura gaúcha e, se assim não fosse, creio que consideraríamos este hábito um ato de insanidade mental. Modéstia à parte, o meu chimarrão é simplesmente o melhor que eu já tomei (o do meu pai é o segundo melhor, apesar de ele insistir no contrário). Pois a alguns anos eu ganhei de presente uma bomba de chimarrão do PT. Muita gente que tomou do meu chimarrão achou-o intragável pelo fato de serem obrigados a quase beijar a estrela do PT estampada na bomba. Por outro lado, alguns o adoravam e a referida bomba já servia de estopim (estopim com bomba é meio perigoso, né? Ainda mais nos tempos de hoje...) para muitos papos agradáveis e produtivos sobre política. E o chimarrão se prolongava em meio a debates e discussões (dá licença, vou esquentar mais uma chaleira). Pois não é que, no início do ano corrente, a minha bomba começou a me deixar na mão! Entupiu de vez. Em princípio desconfiei da erva-mate e troquei de marca. Continuou entupindo. Então cheguei à conclusão de que só poderia ser a minha bomba do PT. A minha primeira providência foi arrumar um aramezinho fino para tentar desobstruir a bomba. Não adiantou. Botei a bomba dentro de uma panela cheia d’água e deixei fervendo por mais de uma hora. Sem sucesso. Parti para a ignorância. Minha última tentativa: coloquei a minha bomba do PT dentro de uma tigela com Qboa e deixei em repouso por três dias. Cara! Você não imagina quanta sujeira saiu de dentro da bomba. Acho que tinha coisa acumulada de vinte e três anos atrás (risadinha sarcástica...). Teste final. Resultado: entupida. Me senti traído e, de certa forma, boicotado pela minha bomba do PT. A imagem do meu chimarrão foi seriamente abalada. Tive que desistir dela. Se alguém aí souber onde eu posso adquirir uma bomba do PSTU, me avisem. É urgente.



Qualquer semelhança não é mera coincidência.

sexta-feira, 28 de março de 2003

As Bohêmias rolaram mas o tal jogo do Grêmio foi viagem do Tamagochi.
Como é que eu tiro aquela coisa feia lá de cima?? (lá onde esta escrito blog*spot e tal e coisa...)
É por isso que eu sempre digo:



Tô cagando e andando...
Poema Torto



Estou eu aqui, absorto,

em meio a este poema torto,

nascido no tempo errado,

bem longe da inspiração.



Poema que nasceu morto;

resultado de um aborto;

a contragosto arrancado

das entranhas da imaginação.



A folha que o contém

não o quer em si, mas suporta,

tal é seu valor aquém.



Escrevo o que me convém

e a minha poesia importa

a mim e a mais ninguém.
Cara! É ótimo quando o ídolo é também admirador do fã. Sempre fui fã do Douglas Backes e seu Blog de Notas. Lia-o diariamente e me deleitava com os posts do Douglas. Sempre achei fantástica a sua maneira de escrever, o seu estilo e os assuntos abordados, sempre com a autoridade de quem sabe o que está dizendo. Como grande amante da língua portuguesa, me impressionava particularmente o minucioso cuidado com que eram escritos os seus textos no que se refere a gramática e ortografia. Percebia-se claramente que ali estava um cara que lia. Toques de bom humor, pitadas de poesia e algumas doses de realidade renderam a fórmula perfeita que me conquistou. Tornei-me fã. Sempre que acessava a internet, visitava o Blog de Notas. Era quase um vício (e ainda é). Um certo dia me bateu uma bobeira e, inspirado no grande amigo, resolvi escrever um blog também. Pois não é que o cara leu o meu humilde e despretensioso "blogui" e gostou! Mandou-me um e-mail me dando a maior força, incentivou-me a continuar escrevendo e me fez elogios que me fizeram corar em frente ao monitor. Como se não bastasse, citou o Bionicão! no seu blog e ainda colocou um link de acesso a ele. Valeu Douglas!! Quando eu crescer, quero ser igual a ti.



P. S.: Cara! Manera no vocabulário. É muita erudição para um pobre blogueiro iniciante. Recorri várias vezes ao meu Aurelinho. Assim não dá, Bionicão!! He, he, he, he…

quinta-feira, 27 de março de 2003

Pois é. Hoje eu não estou muito inspirado para escrever. Às vezes acontece de eu deitar na minha cama, fechar os olhos para dormir e o meu cérebro recusar o repouso e trabalhar mais intensamente do que o normal. É a inspiração chegando sem ser convidada (quando eu a convido, ela não vem. Acho que é meio tímida...). Não foram poucas as vezes em que eu me obriguei a levantar, pegar papel e caneta e registrar as idéias que, abruptamente, invadiam minha mente. Seria um caso de rebeldia cerebral? Não sei. Só sei que pra quem não estava inspirado, eu já "iscrivinhei" demais. O Tamagochi acabou de me ligar. Vamos tomar umas Bohêmias lá no Eliseu e assistir ao jogo do Grêmio. Nôôôite...
"Cadastrar-lo"????? Que é isso?!?! Que coisa mais feia!!! Acho que a correção veio a tempo de evitar maiores consequências.

quarta-feira, 26 de março de 2003

Se alguém que ler o meu "blogui" souber como faço para publicar imagens e como cadastrá-lo no Google, por favor, e-mail-me!
Você sabe o que significa o aumento de um ponto percentual da taxa de juros (de 25,5% para 26,5%) em termos de gastos com a rolagem da dívida interna do país?



5 bilhões de reais, ou seja, quantia equivalente a quase três Fome Zero.



Se você entendeu o meu raciocínio, tenha calma, você não está louco, não! Eles é que estão.
Entrei hoje no Rissul para comprar cerveja e não me arrependi. Tinha Bohêmia em promoção!!! Só R$ 11,88 a caixa com doze latinhas. Comprei logo duas caixas da melhor cerveja que existe. Vou botar pra gelar e mais tarde beber minhas Bohêmias acompanhadas de pasteizinhos que eu afanei do coquetel de inauguração da nova agência do Banrisul. Ô dinheirinho bem investido esse, não? E nem foi dinheiro em espécie, foi ticket!!

terça-feira, 25 de março de 2003

Dá-lhe Bigode!



O Ministro das Cidades anunciou ontem que o atual governo federal não dará andamento ao projeto da gestão anterior (Privatizando Henrique Tramposo) que retirava dos municípios o poder concedente na área de saneamento. Ou seja, nada de privatizar a água.



Por falar no Bigode, houve hoje a inauguração oficial da nova agência do Banrisul de Taquara, na qual eu trabalho. Destaco a presença do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, que encaminha-se para o final da sua exitosa gestão. Túlio foi escolhido por Olívio Dutra para presidir o banco estatal gaúcho durante o seu mandato e conseguiu levar o Banrisul, de uma situação pré-falimentar, em vias de ser privatizado, para a tranqüila posição de banco público lucrativo (149 milhões em 2002 e 47 milhões no primeiro bimestre de 2003), moderno e eficiente, mantendo o compromisso social inerente a toda instituição pública. Tudo isso sem demissões. Pelo contrário. Foram contratados através de concurso público (que não acontecia desde 1988!) mais de 500 novos funcionários, entre eles, eu.

Parabéns Banrisul!

Parabéns Olívio!

Parabéns Túlio!

Parabéns funcionários!

Parabéns eu!

Eu juro!!!!!!!!!!

Se o PT fizer aliança com o PMDB nas eleições de 2004 e 2006, como estão noticiando os jornais, eu mudo para o PSTU!!!

Partido de macho, como foi o PT no início de sua trajetória.
Frases memoráveis de George Bush. Um tributo ao gênio da Casa Branca:



"Eu sei que seres humanos e peixes podem coexistir em paz." (29/09/2000)



"Creio que, se você conhece aquilo em que você acredita, isso torna mais fácil responder a questões. Eu não posso responder à sua questão." (04/10/2000)



"Superávit significa que sobrará dinheiro. Caso contrário, não seria chamado superávit." (27/10/2000)



"Deveria perguntar a quem me fez a pergunta. Não tive a oportunidade de perguntar a quem me fez a pergunta. De que pergunta se trata?" (08/01/2001) Cara, essa é a melhor!!! Há, há, há, há, há... aqui você vê que ele é retardado, mesmo!



"Sei que em Washington há muitas ambições. É natural. Mas espero que os ambiciosos notem que é mais fácil triunfar com êxitos do que com fracassos." (18/01/2001) Essa também é ótima... aqui você percebe a burrice da anta.



"Estamos empenhados em trabalhar com ambas as partes para levar o nível do terror a um nível aceitável para ambas as partes." (02/10/2001)



"Não é a contaminação que ameaça o meio ambiente, mas a impureza do ar e da água" (sem data)



E havia gente que tinha preconceito em relação à falta de instrução de Lula. Pelo menos ele não é retardado. Pobre povo americano...

segunda-feira, 24 de março de 2003

Hoje cheguei à inevitável conclusão (um dia teria que admitir isso) de que sou um alcoólatra - no bom sentido, é claro. Ao chegar da faculdade (eeeca!) fui à geladeira e, literalmente, gelei. Não pelo ar gelado que emanou do interior do eletrodoméstico mais popular das cozinhas do Brasil (e o meu preferido), mas pelo fato de eu ter verificado que lá no fundinho da geladeira havia uma só latinha de cerveja. Solitária e triste, lá estava ela sem a companhia de suas onze irmãs que já haviam sido consumidas pelo terrível monstro devorador de cervejas, eu. Mais triste e solitário ainda fiquei eu ao ver aquele quadro aterrador e desesperador; só uma latinha!!! Na mesma hora eu já comecei a sentir uma sede violentíssima que, presumi, não poderia de forma alguma ser saciada com apenas uma lata de cerveja. Notem: a sede era de CERVEJA, em hipótese alguma me atreveria a matar a sede com água ou refrigerante (você deve entender o que eu estou falando, né!?). Então minha estratégia foi a seguinte, com um resultado não muito satisfatório: jantei, tomei um monte de Fruki laranja e, de sobremesa, saboreando demoradamente cada gole da sagrada latinha, tomei a minha Antarctica bem geladinha. Amanhã, sem falta, vou passar no Rissul e comprar outra caixa (com ticket, é claro!).
Livros que estão na minha lista de próximas aquisições:



- O Escritor e seus Fantasmas, Ernesto Sábato;

- Memórias do Subsolo, Dostoiévski;

- O Teatro do Bem e do Mal, Eduardo Galeano;

- Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, John Reed e

- Utópicos, Eréticos e Malditos, Aloísio Teixeira.



Ótimos livros, ótimos autores, mas os preços...

Pretendo ir comprando um por um, bem devagar para não pesar no orçamento, pois valem à pena.

domingo, 23 de março de 2003

Cara! A partir de amanhã eu terei que trabalhar de calça social, sapato social e camisa social... (pensando...),

Pô!! Veja o lado bom: estarei totalmente socialista!!!
Sempre fui PT. Jamais me filiei a partido algum mas sempre fui um grande admirador dos ideais do Partido dos Trabalhadores. Meu primeiro voto, com 16 anos de idade, foi em Tarso Genro para governador do estado do RS, em 1990, e já em 1989 torci como um louco para Lula na primeira eleição direta para presidente após o término do regime militar. De lá pra cá, sempre PT. Salvo alguns votos em outros partidos com ideologias semelhantes (PSB e PC do B), dos quais não me arrependo.

Na minha opinião o PT sempre abrigou em seus quadros os melhores nomes da política nacional e, somado a isso, possuía uma ideologia de esquerda coerente e ética. Ao usar os verbos no pretérito estou querendo demonstrar que, ao meu ver, o PT de Lula já não é mais o mesmo. Concordo que ainda é cedo para afirmar que Lula está errado mas já é hora de reconhecer que ele está mudado. Resta saber se para melhor ou pior. Isso, só o tempo vai dizer. Tem muita coisa esquisita acontecendo que carece de esclarecimento:

- Henrique Meireles, presidente do Banco Central, ex-presidente mundial do Bank Boston, do qual recebe uma aposentadoria de U$ 2.500.000,00 anualmente.

- Antônio Palocci, o super ministro da fazenda, manda mais do que o próprio presidente. Qualificou de radicais os seus companheiros de partido por terem criticado algumas atitudes de Lula. O termo "radical" sempre foi utilizado por adversários políticos para agredir os petistas.

- A reforma da previdência, nos moldes propostos, privilegiando as Forças Armadas e o Poder Judiciário.

- A reforma trabalhista que acaba com direitos conquistados pelos trabalhadores sob pretexto de flexibilizar a relação entre empregado e empregador.

- A alta da taxa de juros, que era ferozmente criticada pelo PT durante a era FHC, e tida como a maior causadora do atraso econômico e social do país.

Nada disso tem a cara do Lula que conhecemos e muito menos do PT.

Achei ridículo quando as atrizes Regina Duarte e Beatriz Segal foram à televisão dizer que tinham medo do PT e de Lula, mas hoje confesso que estou sentindo um pouquinho de medo também. Não o medo de Lula ser o que esperávamos que ele seria; não o medo da mudança, do qual sofriam as atrizes de José Serra; mas o medo de ter sido enganado, de ter sido feito de palhaço, de ter votado na mudança e descobrir que tudo não passava de um belo trabalho de marketing, o medo da decepção.

Mas, apesar do medo, a esperança ainda é maior e eu acredito que o "meu" PT não vai deixar nossa estrela se apagar.

Desisti do blogger.com.br. É uma porcaria, só podia ser da Globo, mesmo. O blogspot.com é muito mais confiável. Meu primeiro "blogui" foi aqui mas como era tudo em inglês, corri para o servidor da Globo. O barato sai caro. Não vale nada. Agora eu só tenho que decobrir como postar imagens aqui. Deixa pra mim!
O bom filho à casa torna.

quarta-feira, 19 de março de 2003

Acabo de assistir a um comercial que expressa exatamente a total deturpação dos valores da sociedade de hoje. Fiquei chocado.

O comercial: adolescentes estão sendo conduzidos de carro, cada um por seus respectivos pais, a uma festa. Ao aproximarem-se do local da festa os jovens pedem a seus pais que parem o carro um pouco antes, para que seus amigos não os vejam chegando. Contrariando todas as expectativas, um dos jovens pede ao seu pai que pare o carro bem em frente à festa. Ao desembarcar do carro, entende-se o porquê do curioso pedido. O pirralho sai de dentro de um Xsara Picasso demonstrando um ar arrogante de superioridade - que me deixou enojado. Então entra o locutor, com sua voz bem entonada e persuasiva, e anuncia: "O problema não é você, é o carro." Sua imagem perante o seu filho foi sutilmente jogada na latrina (a não ser que você vá amanhã a uma concessionária e troque de carro).

Os valores que a publicidade atual prega exaltam o ter em detrimento do ser. Um jovem, adolescente, que está passando por um processo de formação da personalidade é facilmente conduzido à absurda situação de ter vergonha do carro do seu pai - e até de seu próprio pai! - por não ser este o carro da moda. Está plantada assim a semente que, não raro, encontra terreno fértil para se desenvolver e que, lamentavelmente, renderá frutos podres à sociedade. Uma sociedade cada vez mais fútil e superficial que não valoriza o SER e por isso está cada vez mais dependente do TER.

(charge retirada do site da revista Caros Amigos)

Seria um ótimo lugar!!! Acho que é o desejo de todas as pessoas que têm, no mínimo, um pouquinho de bom senso e inteligência.

terça-feira, 18 de março de 2003

Vou botar minhas Antarcticas pra gelar! Té mais!
Tem gente que te apóia, Bush!


"Roubado" do Blog de Notas, do qual sou leitor assíduo. Recomendo!

Quando o amor vos chamar, segui-o,
apesar do seu caminho ser duro e íngreme.
E quando suas asas vos envolverem, abraçai-o
apesar da espada escondida entre suas penas poder ferir-vos.
E quando ele falar convosco, acreditai nele,
apesar de sua voz poder esfacelar vossos sonhos como o vento norte arruína o jardim.

Pois mesmo quando o amor vos coroa, ele vos crucifica.

O amor não dá nada além de si mesmo e não toma nada além de si mesmo.
O amor não possui nem é possuído;
pois o amor é suficiente ao amor.

Trechos de O Profeta, de Khalil Gibran.

Somente quem viveu (ou vive) um grande amor sabe o quanto há de verdade nas palavras deste fantástico escritor libanês. O Profeta, sua obra-prima - escrito em 1923 - foi traduzido para vária línguas e é, até hoje, sucesso de vendas em todo o mundo. Sua sensibilidade e sabedoria são fascinantes.
Quanto a cota para negros nas universidades, sintetizo a minha opinião em uma frase:


Ser pobre não é privilégio dos negros.


Atacar a conseqüência nos deixa sem tempo para combater a causa. O problema não é racial e sim sócio-econômico.

segunda-feira, 17 de março de 2003

Cheguei da faculdade agora a pouco. Neste semestre estou cursando apenas uma cadeira a acho que nem estaria freqüentando a faculdade se não estivesse previsto para este ano um concurso para o Tribunal de Justiça cujo pré-requisito é estar cursando, no mínimo, o terceiro semestre do ensino superior.

Faço Ciências Contábeis mas, na verdade, odeio esse curso. Ele bate de frente com tudo o que eu penso e valorizo. É um curso extremamente capitalista - assim como Administração, que eu cursava anteriormente - que forma profissionais alienados que prestarão serviço para o próprio capitalismo. Entrei nessa de gaiato pois quando fiz o vestibular só havia esses dois cursos na faculdade (Administração e Ciências Contábeis). Hoje já estou no final do curso mas sem a mínima intenção de concluí-lo pois odeio aqueles papos de lucro, custo, blancete, dinâmica de grupo (essa bixisse é a pior de todas), motivação (acho que vou vomitar...), etc.

Como todo esquerdista que admira o socialismo e, acima de tudo, o humanismo, meu sonho era cursar filosofia, sociologia ou algo parecido mas às vezes penso que vale a pena o sacrifício para concluir o curso e pegar o canudo. Às vezes quero mandar tudo pra puta que pariu...

É melhor eu parar de me lamentar e abrir outra cerveja (como anda boa a Antarctica de latinha, cara!). Boa noite.

FIM DE ANO

Festa, alegria, comemoração!
Tristeza, melancolia, depressão...
Por que todos felizes, só eu não?

Presentes, consumo, confraternização!
Frio, vazio, solidão...
Por que todos festejam, só eu não?

Será que os que fingem têm razão?
Ou são eles o que são
por falta de opção:
felizes por obrigação?

Comigo não!

Vou curtir minha depressão,
saborear a solidão,
relembrar desilusão;
vou abrir outra cerveja,
sem cerveja não dá, não!

E quem sabe embriagado
enceno o último ato da peça "vida"
e deixo o palco sem aplausos;
quem aplaude um suicida?

Esse poema eu escrevi no final do ano passado, quando todos pareciam felizes, só eu não. Estava meio pra baixo mas já superei. Nem tudo acontece da maneira que a gente quer mas não é por isso que vamos deixar de fazer da maneira que nos for possível.

A luta continua, companheiros! (He, he, he...)

domingo, 16 de março de 2003

A quem possa interessar, aqui vai o link para o site da revista Caros Amigos, a melhor publicação do Brasil. Independência e imparcialidade são suas características principais. Uma revista espetacular com colaboradores de alto nível intelectual. Nela você vê o que nenhum outro veículo de comunicação tem coragem de mostrar.

PERTINENTE

"A paz mais desvantajosa é melhor que a guerra mais justa"

Erasmo de Rotterdam (filósofo humanista holandês)


Eu não sei se estou louco ou sou muito burro, mesmo. Não estou entendendo mais nada! A foto acima é da chamada "Mãe de Todas as Bombas" (Moab, sigla em inglês) criada pelos americanos para um eventual(?) ataque ao Iraque. Deixe-me ver se eu entendi: os EUA criam uma bomba, guiada por satélites que, ao atingir o alvo, libera uma névoa inflamável que produz uma grande explosão e que será usada contra o Iraque caso Saddam Hussein não destrua todas as armas de destruição em massa que possui. Mas e os EUA? Eles podem? Sem falar que os americanos possuem bombas de tamanho poder destrutivo (inclusive atômicas) que comparadas às do Iraque, reduzem estas a revólveres de espoleta e rojões.

POR FAVOR, ME INTERNEM NUM HOSPÍCIO! NÃO DEVO ESTAR EM PLENO DOMÍNIO DAS MINHAS FACULDADES MENTAIS!!
Cara!! Vocês acreditam que tem um babaca que criou um "blogui" do Big Bosta Brasil!!?? O idiota narra dia-a-dia tudo o que acontece naquela casa de retardados, com fotos, comentários e até enquetes sobre o programa. É o cúmulo da falta do que fazer!! Este tipo de coisa me revolta e só vem confirmar o que eu sempre digo: a TV é instrumento de alienação do povo. SANTA IGNORÂNCIA, BATMAN!!!


Você não está, por acaso, esperando que eu coloque o endereço do "blogui" aqui, né?? Desse crime não serei cúmplice.

sábado, 15 de março de 2003

Terça-feira!

20:00h: várias Boêmias no Carlinhos. Picadinho e copa. Uma torrada pra forrar o estômago porque a noite vai ser longa.

23:00h: mais uma meia dúzia de geladas na Uva Passa. Várias idas ao banheiro.

00:30h: o possante já vai sozinho. Foi Deus Que Fez Você (Amelinha). O volume no máximo. Rumo ao paraíso (Paradise), entre outros.

Quarta-feira...

08:00h: bate o cartão pra mim...

Éramos felizes e não sabíamos.
Apresento-lhes estes três personagens:

George W. Bush: filho do "Bush pai", conseguiu vencer uma eleição para presidente obtendo a minoria dos votos. Um débil-mental representante das grandes indústria do petróleo norte-americanas que acha que o "resto do mundo" é o quintal do seu país.

Tony Blair: primeiro-ministro inglês, assumiu como chefe-de-governo representando a tão propalada terceira-via, uma espécie de meio-termo entre a direita conservadora e a esquerda progressista, mas se revelou um débil-mental da "escola Bush" e defensor do grande capital.

Saddam Hussein: ao meu ver, o menos perigoso dos três. Ditador criado e fomentado pelo império norte-americano para derrubar o governo fundamentalista do Aiatolá Kohmeini, no Irã, no início dos anos 80. Não obteve sucesso.

É briga feia. A ONU é omissa e se curva aos interesses norte-americanos, portanto: dá-lhe Saddam! Vamos reviver o Vietnã e a Baía dos Porcos!

SHOW DO IRA! NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Mudei de canal, passei para a TVE. E vi:

Scandurra com a camiseta do MST (já começou bem).

Nasi deixando aflorar toda a sua IRA!, criticando abertamente George Bush e seu império. Um show de politização e bom senso além, é claro, de muito rock'n'roll de altíssima qualidade com antigos sucessos e as músicas novas do álbum Entre Seus Rins, que por sinal é ótimo.

O ápice: Nasi faz sinal para alguém do público, chamando-o ao seu encontro. Apagam-se todas as luzes. Pausa e silêncio. Ao acenderem novamente as luzes, lá estava o vocalista da banda erguendo as bandeiras de Israel e da Palestina (entregues pelo fã anônimo), uma em cada mão. O público delira neste momento. Nasi então segura as duas bandeiras em uma só mão - como se estivessem as duas no mesmo mastro, simbolizando a união entre os dois povos - e grita: - Abaixo Sharon! Foi de arrepiar! Isso que eu assisti ao show pela TV.

No dia seguinte eu comprei o CD Entre Seus Rins, o mais recente da banda.

P. S.: Hoje a TVE reprisa o show. Acho que é lá pelas 21:00h ou 22:00h. Não perca, vale a pena!

quinta-feira, 13 de março de 2003

Feve-ve-ve-ve-ve...

Não dá pra fazer um pré-datado pra Março?
Vou dormir cedo. Ontem exagerei! Gastei mais do que podia, bebi mais do que devia, dormi menos do que queria. Mas também cantei tudo o que surgia, contei tudo o que sentia, mandei à merda a hipocrisia! Tudo vale à pena se a alma não é pequena. Valeu! E como!!
Maturidade



Acho que amadurecer

é deixar de dar importância

ao que não é importante

e passar a dar importância

ao que realmente é importante;

os valores amadurecem

e não são mais o que eram antes.

"Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio-pau a bandeira da imaginação."



André Breton em seu Manifesto do Surrealismo (1924)
A piada do dia (se você não morrer de vergonha, vai morrer de rir – ou chorar...):



É direito dos trabalhadores urbanos e rurais um salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada a sua vinculação para qualquer fim.



Art. 7º, inciso IV da Constituição Federal do Brasil.



Como pode ser respeitado um país que não respeita suas próprias leis?

Esse cara me inspirou. Acho fantástico este texto e creio que será um tapa de luva no rosto de muita gente. Pelo menos espero que seja.



O ANALFABETO POLÍTICO



O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.



Berthold Brecht (dramaturgo alemão)

quarta-feira, 12 de março de 2003

Daí, Tamagochi! Vamos tomar umas geladas (das baratinhas, né?) hoje!!

Sou um cara muito observador (ao menos me julgo assim). Observo, analiso, pondero e acabo percebendo alguns detalhes que, para muitos, passam despercebidos.

Pois de tanto observar as pessoas cheguei à seguinte conclusão: pessoas despolitizadas (neologismo?) votam na direita! E digo isso sem medo algum de errar (é claro que as exceções existem, mas são mínimas; portanto não estou levando-as em conta).

O cidadão despolitizado não precisa de argumentos políticos sólidos e coerentes para se deixar convencer. O dinheiro e a mídia falam alto sem nada dizer e uma propaganda eleitoral bem produzida, um marketing bem feito e a omissão de verdades no noticiário são o programa de governo vitorioso da direita, suficiente para amealhar a maioria dos votos do país.

A despolitização é filha da alienação e neta da ignorância, e o resultado político de tudo isso é a direita no poder.

Faça uma experiência. Tente discutir política com uma pessoa despolitizada. Note como ela incorporou os sofismas da direita, observe a argumentação pífia utilizada, a qual não há nem como fazermos um contraponto pois teríamos que descer até o mais baixo degrau da ignorância para discuti-la no mesmo nível.

Sem falar na teimosia do despolitizado e na sua insistência irritante em acreditar, sem questionar, nas informações que chegam até ele. Porque ele não vai, de forma alguma, em busca da informação. Ele simplesmente deixa a mídia despejar todo o lixo dentro da sua cabeça.

- Deu na TV! (Globo e RBS)

- Eu li no jornal! (ZH e Diário Gaúcho), diz ele na sua inocente ignorância.

E tem aquele (este é o pior, na minha opinião!!) que se orgulha em dizer que detesta política, que nenhum político presta, que já está farto de votar em candidatos que depois o decepcionam. E a esses eu pergunto em quem votaram: na direita! E a justificativa para tal voto não são os méritos ou propostas que, por ventura, a direita possa apresentar, mas sim a irracional aversão que têm pela esquerda “radical” e “comunista”. Aversão que há décadas vem sendo incutida pela mídia na cabeça dos ignorantes.

Não estou querendo dizer que todos que votam na direita são despolitizados. Alguns possuem um alto grau de politização. Nesse caso, ou têm algum interesse escuso, ou são burros mesmo!



Analfabetos Políticos do mundo, já que vosso voto é baseado em nada, votai uma só vez na esquerda por um mundo diferente, mais humano, solidário e comum(nista)!

terça-feira, 11 de março de 2003

EU APRENDI

Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;

EU APRENDI

Que quando você está amando dá na vista;

EU APRENDI

Que basta uma pessoa me dizer "você fez meu dia" para ele se iluminar;

EU APRENDI

Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

EU APRENDI

Que ser gentil é mais importante do que estar certo;

EU APRENDI

Que nunca se deve negar um presente a uma criança;

EU APRENDI

Que eu sempre posso orar por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

EU APRENDI

Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

EU APRENDI

Que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

EU APRENDI

Que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão, quando eu era criança, fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

EU APRENDI

Que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

EU APRENDI

Que dinheiro não compra "classe";

EU APRENDI

Que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

EU APRENDI

Que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada e amada;

EU APRENDI

Que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?

EU APRENDI

Que ignorar os fatos não os altera;

EU APRENDI

Que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

EU APRENDI

Que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

EU APRENDI

Que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

EU APRENDI

Que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

EU APRENDI

Que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

EU APRENDI

Que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

EU APRENDI

Que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu;

EU APRENDI

Que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

EU APRENDI

Que eu gostaria de ter dito à minha mãe que a amava, uma vez mais, antes dela morrer;

EU APRENDI

Que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

EU APRENDI

Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

EU APRENDI

Que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

EU APRENDI

Que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a;

EU APRENDI

Que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

EU APRENDI

Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.



Tradução do texto "I have learned", de William Shakespeare



Esse cara era realmente um gênio!!!

A título de esclarecimento, retirei da excelente página Nossa Língua Portuguesa, do Prof. Pasquale, o trecho abaixo:



"Última flor do Lácio, inculta e bela", escreveu Olavo Bilac em seu memorável poema "Língua Portuguesa", de 1914. O Lácio em questão é o nome português da região da Itália em que fica Roma, berço do Império Romano e do latim. A "última flor do Lácio" é a língua portuguesa, a filha caçula do latim, na visão de Bilac.

"Última flor do Lácio, inculta e bela..."



Essa é a nossa língua portuguesa segundo Olavo Bilac em seu poema Língua Portuguesa.

Sempre adorei ler. Leio de tudo. É óbvio que seleciono o que leio. Não leio Paulo Coelho (nem se me pagassem!) nem revista Veja (eeeca!). Zero Hora não passa nem perto aqui de casa. Nunca li Harry Poter (não sei nem se escrevi corretamente, mas não vem ao caso.) e outros lixos desse nível. Sou fã de Franz Kafka e Dostoiévski, adoro Tolstói, me emociono com Machado de Assis e admiro tantos outros escritores e romancistas que nos arrepiam com suas palavras. Revista, somente Caros Amigos, a melhor publicação do Brasil.

Pois bem. Mesmo lendo muita coisa boa e de qualidade, percebo: como é difícil escrever!! Colocar no papel (modo de dizer, é claro!) em forma de palavras tudo o que sentimos e queremos expressar da forma mais clara possível não é mole. Coerência e coesão são indispensáveis em um texto que se queira, no mínimo, tragável, e aí é que aparecem as grandes arapucas da nossa língua. Sem falar na ortografia. Palavras de uso corriqueiro no nosso dia-a-dia (já vou pro dicionário pra ver se é com ou sem hífen. Com hífen.) nos são estranhas na hora de escrevê-las. As dificuldades são imensas e para superá-las só tem uma maneira: escrever! Então mãos à obra!



"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão." Francis Bacon (filósofo inglês)

Dicionário Michaelis

Conveniente: que convém, útil, vantajoso.

Muita gente faz muita coisa por conveniência:

deixa de viver por conveniência;

deixa de amar por conveniência;

deixa de fazer o que realmente quer, por conveniência.

Ora!!! Tenha paciência!!!

Depois se arrepende e lhe cobra a consciência...

Tarde demais.

A conveniência lhe foi inconveniente

quando o mais conveniente

era abusar da inconveniência...